Entenda o que é uma corretora de seguros e qual sua importância

Entenda o que é uma corretora de seguros e por que você deve contratar seus seguros através de uma corretora.

Ter um seguro é ter uma garantia de tranquilidade. Seja um seguro para seu automóvel, para a sua casa, ou mesmo um seguro de vida, quem já precisou utilizar esse serviço, sabe o quão confortante é tê-lo. Mas, assim como outros produtos financeiros, os seguros costumam ser um tanto quanto complicados para entender, visto a imensidão de detalhes que possuem e as variadas opções de coberturas e planos. E é para ajudar com isso que existe o corretor de seguros!

Afinal, ninguém mais habilitado para esclarecer todas as suas dúvidas e te auxiliar para adquirir a melhor opção de seguro conforme a sua necessidade. Então se você ainda não consultou uma corretora, entenda aqui como esse serviço é prestado e porque é tão importante.

 

O que são corretoras de seguro?

São empresas especializadas na venda de seguros e que autorizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), comercializam os produtos das seguradoras. O papel principal de um corretor é analisar e avaliar os riscos aos quais o cliente está exposto, e a partir disso, buscar a opção de seguro e planos mais adequados, considerando inclusive, o melhor custo x benefício para o cliente.

A corretora é quem conhece melhor os produtos de seguros e, portanto, quem pode melhor aconselhar o cliente sobre os melhores planos. Dessa forma, o papel dele vai muito além de um vendedor de serviços, pois, acaba sendo, principalmente, um consultor na indicação da melhor apólice, e também, um facilitador do segurado caso venha a ocorrer algum sinistro.

É importante ressaltar também, que corretora e seguradora representam dois papéis distintos, onde a seguradora é a empresa que possui e gerencia o produto (seguro), ou seja, se você precisa utilizar o seu seguro, quem irá te reembolsar pelo sinistro é a seguradora. Já a corretora de seguros é a empresa que o comercializa, ou seja, é quem vende o serviço da seguradora.

O corretor é a pessoa que trabalha na corretora ou que faz o papel da mesma, conforme regulado pela a Lei 4.594 de 29 de dezembro de 1964.

No entanto, pode-se considere que agora o corretor é visto na verdade como um consultor.